Energias Renováveis I (Energia Eólica)

Com a sociedade a dar mais valor a qualidade de vida, a utilização de energias renováveis (sol, vento, rio, mar….) vem se tornando cada vez mais comum e essencial.

A Energia Eólica é o nome dado a energia produzida através do vento, é importante entrar em detalhes sobre os moinhos.

Parque de Geradores Eólicos - Portugal

Parque de Geradores Eólicos – Portugal

 

Um pouco da história.

Acredita-se que os egípcios foram os primeiros a fazer uso do vento, utilizando velas em seus barcos e até mesmo como ajuda para escravos e animais em tarefas como bombeamento de água e moagem de grãos(mós), a seguir os persas deram origem ao primeiro moinho de vento vertical, e mais tarde este sistema foi aproveitado pelos árabes e utilizados em outras partes do mundo, sofrendo transformações que variam de região para região.

Moinhos são instalações que possuem conjuntos de mecanismos capazes de converter a energia do vento em energia aproveitável. Estes mecanismos basicamente possuem uma ou mais pás conectadas a um eixo central ao qual accionam outros mecanismos que podem servir para bombear água, moagem de grãos (mós) ou gerar electricidade. Se estes moinhos forem utilizados como bombas ou mós, recebem o nome de Moinhos de Vento, se forem para gerar electricidade são conhecidos como Turbinas Eólicas ou AeroGeradores, podendo estes últimos estarem divididos em dois tipos: de eixo Horizontal e de eixo Vertical.

Muitas turbinas eólicas modernas podem funcionar quando o vento está a uma velocidade mínima de 20 km/h e atinge seu aproveitamento máximo aos 50 km/h (pode variar conforme a tecnologia empregada), quando atingem velocidades acima destas existem mecanismos para as desligar, actualmente as únicas limitações estão em questões urbanísticas e estudo de área.

Apesar das Energias Renováveis terem um elevado custo de instalação e manutenção, será de vital importância para a existência de uma sociedade saudável e que se preocupa com o futuro.

obs. é importante ressalvar que as informações aqui contidas variam de livros a livros, sendo algumas colectadas através de empresas do sector.

Não se esqueçam de reciclar.
Editado:
 12/08/2008 - obs
 12/05/2014 - correcção imagem  

Tagged on:     

2 thoughts on “Energia Eólica

  • Pingback: Armazenamento de Energia | .:Inxinet:.

  • 31 de Maio de 2008 at 14:30
    Permalink

    è necessário mais do que nunca que seja ultilizado meus renováveis de energia…a agressão humana ao ecosistema está fazendo-a reagir de forma que tem trazido muita dor… milhares de mortes, fome, doenças, dor emocional… entre outras…
    Um forte abraço!!!

    Reply

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>