Exoesqueleto impresso em 3D, substituto ao Antigo Gesso!!!

Um potencial substituto para o antigo gesso tem por objectivo melhorar a experiência global na cura de membros partidos ou fracturados, concentrando-se no conforto do paciente e no tempo necessário para sua regeneração.

ExoEsqueleto Impresso 3D

ExoEsqueleto Impresso 3D

Um novo conceito desenvolvido pelo estudante turco Deniz Karasahin, o Osteóide (Osteoid) venceu este ano o prémio A’Design  de produtos e formas na área de impressão 3D. A equipa de Karasahin desenvolveram o acessório que é projectado a medida de cada paciente, sendo ele resistente a água, não desenvolve mau odor e pode ser impresso em diversas cores

ExoEsqueleto Impresso 3D

ExoEsqueleto Impresso 3D

ExoEsqueleto Impresso 3D

ExoEsqueleto Impresso 3D

Conforto: a criação de um ambiente estável e protegido, os meios convencionais sacrificam no quesito ventilação com os meios estruturais para manter resistência, como resultado temos coceira, mal odor e devido a propriedade dos materiais do gesso que são volumosos, pesados e limitam a exposição do paciente a água.

Molde Médico Osteóide oferece uma nova maneira de abordar esses problemas através da introdução de novas tecnologias que permite-nos construir moldes 3D duráveis impressos que não coçam ou desenvolvem odores. Além disso, devido às propriedades do material, o produto final é mais fino, leve e não é afectado pela água e é reciclável, mais amigo do ambiente.

Tempo: O Molde Médico Osteóide também pode levar incorporado um sistema de estimulação ósseo como cortesia, um sistema de baixa intensidade de ultra-som pulsado (LIPUS), com sessões de 20 minutos diárias, pode reduzir o processo de cura até 38% e aumentar a taxa de até 80% na cura de fracturas sem união. Para funcionar , as sondas de ultra-som LIPUS tem de ser colocadas na área lesada em contacto directo com a pele, devido a esta exigência não foi possível utilizar este método com pacientes que utilizam os moldes convencionais (gesso). Agora, graças aos orifícios de ventilação da Molde Médico Osteóide as sondas do estimulação óssea LIPUS pode ser colocado sobre a área lesada.

O gerador de pulso LIPUS tem um botão on / off ao seu lado. No centro deste gerador de pulso, há um indicador led que muda de cor para orientar o usuário sobre a situação operacional e o tempo de sessão, com diferentes cores e padrões a piscar.

Este projecto é o resultado de um estudo de quatro meses em Izmir na Turquia.

ExoEsqueleto Impresso 3D

ExoEsqueleto Impresso 3D

ExoEsqueleto Impresso 3D

ExoEsqueleto Impresso 3D

Há muita tecnologia envolvida no projecto e processo de produção. Para que o Molde possa encaixar perfeitamente no membro do paciente, a área é digitalizada através de um scanner de corpo 3D. Em seguida, os dados são transferidos para um software de modelagem, em que a dimensão global e a geometria é decidido dependendo da situação médica. Os orifícios de ventilação no mecanismo de bloqueio adicional e algoritmos gerados são adicionados aos dados CAD finais juntamente com os adaptadores da sonda LIPUS, a seguir estes dados serão impressos em 3D com FDM de ABS, material que é utilizado amplamente em caixas de armazenar alimentos (tupperware), estando disponíveis uma enorme variedade de cores. Em ordem para manter o estimulador ósseo LIPUS conectado ao molde, este é gerado juntamente com a linguagem de criação do molde que é produzido da mesma maneira com uma impressora 3D.

A parte mais difícil foi chegar a um mecanismo de bloqueio completo que seja forte para proteger a integridade física e prática para colocá-lo na área já frágil e lesada do paciente de forma simples o suficiente para que ele não perturbe a forma geral do molde.

A tecnologia já está a nossa frente, só precisamos torná-la disponível e acessível a todos que dela necessitem.” Marcaos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*
Website