Inxinet Blog

Ilhas Artificiais

Ilhas Artificiais – criadas por seres humanos, parecem ser grandes mega-estruturas de ficção-cientifica, muitas não passam de uma arte conceptual e outras estão mesmo a ser construídas na vida real, o que é ainda mais impressionante.

São utilizadas em sua construção diversos meios e materiais, muitas vezes até bizarros, que incluem recifes existentes, dragagem de areia e pedra, aço inoxidável, e até mesmo lixo. Neste contexto serão apresentados algumas das Ilhas Artificiais conhecidas actualmente e outros grandes projectos de conceito que provavelmente estejam por vir.

  • “As Palmeiras – Dubai.
Dubai Google
Ilhas “The Palm” e “The World”, Dubai – Via: Google Earth

A “Palm Jumeirah” é uma das três ilhas artificiais de um conjunto chamado “The Palm Island”, pertencente ao governo do Dubai, este conjunto irá aumentar a costa do Dubai em 520 km. Sendo a “Palm Jumeirah” a menor e a mais original das três ilhas (Palm Jumeirah, Palm Jebel Ali e Palm Deira) em desenvolvimento pela Nakhell. Está localizada na área costeira de Jumeirah nos Emirados Árabes Unidos (EAU).

  • “O  Mundo” – Dubai.
Dubai The World
Dubai The World Space
Ilhas “The World”

“The World”, podemos dizer que é um mundo feito pelo homem, um arquipélago de 300 ilhas construído na forma de um mapa do mundo e localizada à 4,1 km ao largo da costa do Dubai, perto de “Palm Jumeirah”.

  • “Hotel Torre dos Árabes” – Dubai.
Burj Al Arab Hotel
Hotel Burj Al Arab : Aymx
Burj Al Arab Hotel
Hotel Burj Al Arab : Wofratz

Esta ilha artificial com 919 pés (333 metros) está ligada ao continente através de uma ponte privada com cerca de 15 km ao sul de Dubai, o Burj Al Arab – Torre dos Árabes, é um hotel de luxo, o único actualmente 7 estrelas em todo mundo.

  • “Ilha do Porto – Japão.
Port Island Japan
N:34°39’41.83″ , W:135°13’10.59″ – Port Island – Japan: Google Earth

Esta ilha foi construída entre 1966 e 1981 no porto de Kobe- Japão, e oficialmente inaugurada com uma exposição denominada “Porto Pier 81”.

  • “Ilha da Federação” – Rússia.
Federation Island Russia
Federation Island Russia
Federation Island Russia
Federation Island – Russia

A “Federation Island” terá cerca de 350 hectares, situada ao largo da costa de Sochi – Rússia. O início da sua construção está prevista para o princípio de 2009 e a mesma será ligada ao continente através de dois túneis e uma ponte.

  • “A Pérola” – Catar.
The Pearl Qatar
The Pearl Qatar
The Pearl Qatar
The Pearl Qatar – Doha, Qatar – Via: The Pearl Qatar

A ilha “The Pearl Qatar” (Catar), abrange quase 4 milhões de metros quadrados, sendo o nome da ilha derivado da sua topografia personalizada, projectado para parecer uma sequência de pérolas. Está localizado à 350 metros ao largo de Doha.

Com o desenvolvimento desta ilha, a costa será expandida em mais de 32 km, que serão utilizados para imóveis residenciais, com cerca de 15.000 habitações até 2010.

O desenvolvimento residencial na ilha, destina-se a incorporar diversos temas nacionais e internacionais, incluindo aspectos Árabes, do Mediterrâneo e da cultura Europeia. Centros comerciais e educacionais, também estão projectados para facilitar o desenvolvimento desta área.

  • “Ilha Espiral” – México
Port Island Japan
Spiral Island – Via: Techeblog

A “Spiral Island I” (Ilha Espiral I) era uma ilha artificial flutuante em uma lagoa perto de Puerto Aventuras, ao sul de Cancún – México. Foi construído pelo eco-pioneiro britânico Richard (Rishi) Sowa, com início em 1998, a ilha era suportada por redes cheias de garrafas de plástico com suporte a base de compensados e bambus, sobre estes suportes foram acrescentados areia e o cultivo de muitas plantas, incluindo mangues. Foi destruído pelo furacão Emily, em 2005. Sowa construiu uma nova ilha “Spiral Island II”, em Isla Mujeres – México.

A ilha original suportava uma casa de dois andares, um forno solar, uma casa de banho e três praias. Foram utilizadas 250.000 garrafas com uma estrutura de 20×16 metros. Os mangues foram plantados para dar resistência a ilha, sendo que alguns chegaram a atingir cerca de 5 metros de altura.

Fontes de Consulta: Wikipedia, The World, Federation Island, Spiral Island.

Marcaos

Mais um viajante desta vida que adora aprender como autodidata, com formações profissionais e com as lições da vida, da mesma forma tento passar ou deixar um pouco do meu conhecimento. Algum conhecimento em diversas áreas tais como telecomunicações, programação, redes, hardware, eletrónica, mecânica e eletricidade automotiva, comidas veganas, e mais algumas coisinhas que acho importante para ter um "skill" de vida. _/\_ <3

This Post Has 3 Comments

  1. O problema é que ao mexer tão bruscamente nas estruturas terrestres o homem esta afetando diretamente a terra, causando assim, terremotos, tsunamis, tufões, enchentes entre outros formas de a natureza se reorganizar, ou pelo menos se readaptar a tamanha agressão.

  2. Podemos perceber como homem tenta, desesperadamente, arranjar mais espaço para pupulação mundial. As engenharias que se reiventem!

  3. Pois é,com tanta fome no mundo as pessoas brincam de ser Deus para ostentar luxo da minoria. Tomara que venha um tsunami e acabe com tudo

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close Menu