Ilhas Artificiais – criadas por seres humanos, parecem ser grandes mega-estruturas de ficção-cientifica, muitas não passam de uma arte conceptual e outras estão mesmo a ser construídas na vida real, o que é ainda mais impressionante.

São utilizadas em sua construção diversos meios e materiais, muitas vezes até bizarros, que incluem recifes existentes, dragagem de areia e pedra, aço inoxidável, e até mesmo lixo. Neste contexto serão apresentados algumas das Ilhas Artificiais conhecidas actualmente e outros grandes projectos de conceito que provavelmente estejam por vir.

  • “As Palmeiras – Dubai.
Dubai Google
Ilhas “The Palm” e “The World”, Dubai – Via: Google Earth

A “Palm Jumeirah” é uma das três ilhas artificiais de um conjunto chamado “The Palm Island”, pertencente ao governo do Dubai, este conjunto irá aumentar a costa do Dubai em 520 km. Sendo a “Palm Jumeirah” a menor e a mais original das três ilhas (Palm Jumeirah, Palm Jebel Ali e Palm Deira) em desenvolvimento pela Nakhell. Está localizada na área costeira de Jumeirah nos Emirados Árabes Unidos (EAU).

  • “O  Mundo” – Dubai.
Dubai The World
Dubai The World Space
Ilhas “The World”

“The World”, podemos dizer que é um mundo feito pelo homem, um arquipélago de 300 ilhas construído na forma de um mapa do mundo e localizada à 4,1 km ao largo da costa do Dubai, perto de “Palm Jumeirah”.

  • “Hotel Torre dos Árabes” – Dubai.
Burj Al Arab Hotel
Hotel Burj Al Arab : Aymx
Burj Al Arab Hotel
Hotel Burj Al Arab : Wofratz

Esta ilha artificial com 919 pés (333 metros) está ligada ao continente através de uma ponte privada com cerca de 15 km ao sul de Dubai, o Burj Al Arab – Torre dos Árabes, é um hotel de luxo, o único actualmente 7 estrelas em todo mundo.

  • “Ilha do Porto – Japão.
Port Island Japan
N:34°39’41.83″ , W:135°13’10.59″ – Port Island – Japan: Google Earth

Esta ilha foi construída entre 1966 e 1981 no porto de Kobe- Japão, e oficialmente inaugurada com uma exposição denominada “Porto Pier 81″.

  • “Ilha da Federação” – Rússia.
Federation Island Russia
Federation Island Russia
Federation Island Russia
Federation Island – Russia

A “Federation Island” terá cerca de 350 hectares, situada ao largo da costa de Sochi – Rússia. O início da sua construção está prevista para o princípio de 2009 e a mesma será ligada ao continente através de dois túneis e uma ponte.

  • “A Pérola” – Catar.
The Pearl Qatar
The Pearl Qatar
The Pearl Qatar
The Pearl Qatar – Doha, Qatar – Via: The Pearl Qatar

A ilha “The Pearl Qatar” (Catar), abrange quase 4 milhões de metros quadrados, sendo o nome da ilha derivado da sua topografia personalizada, projectado para parecer uma sequência de pérolas. Está localizado à 350 metros ao largo de Doha.

Com o desenvolvimento desta ilha, a costa será expandida em mais de 32 km, que serão utilizados para imóveis residenciais, com cerca de 15.000 habitações até 2010.

O desenvolvimento residencial na ilha, destina-se a incorporar diversos temas nacionais e internacionais, incluindo aspectos Árabes, do Mediterrâneo e da cultura Europeia. Centros comerciais e educacionais, também estão projectados para facilitar o desenvolvimento desta área.

  • “Ilha Espiral” – México
Port Island Japan
Spiral Island – Via: Techeblog

A “Spiral Island I” (Ilha Espiral I) era uma ilha artificial flutuante em uma lagoa perto de Puerto Aventuras, ao sul de Cancún – México. Foi construído pelo eco-pioneiro britânico Richard (Rishi) Sowa, com início em 1998, a ilha era suportada por redes cheias de garrafas de plástico com suporte a base de compensados e bambus, sobre estes suportes foram acrescentados areia e o cultivo de muitas plantas, incluindo mangues. Foi destruído pelo furacão Emily, em 2005. Sowa construiu uma nova ilha “Spiral Island II”, em Isla Mujeres – México.

A ilha original suportava uma casa de dois andares, um forno solar, uma casa de banho e três praias. Foram utilizadas 250.000 garrafas com uma estrutura de 20×16 metros. Os mangues foram plantados para dar resistência a ilha, sendo que alguns chegaram a atingir cerca de 5 metros de altura.

Fontes de Consulta: Wikipedia, The World, Federation Island, Spiral Island.

Tagged on:     

3 thoughts on “Ilhas Artificiais

  • 11 de Abril de 2011 at 0:44
    Permalink

    O problema é que ao mexer tão bruscamente nas estruturas terrestres o homem esta afetando diretamente a terra, causando assim, terremotos, tsunamis, tufões, enchentes entre outros formas de a natureza se reorganizar, ou pelo menos se readaptar a tamanha agressão.

    Reply
  • 6 de Outubro de 2010 at 2:28
    Permalink

    Podemos perceber como homem tenta, desesperadamente, arranjar mais espaço para pupulação mundial. As engenharias que se reiventem!

    Reply
  • 27 de Março de 2009 at 17:25
    Permalink

    Pois é,com tanta fome no mundo as pessoas brincam de ser Deus para ostentar luxo da minoria. Tomara que venha um tsunami e acabe com tudo

    Reply

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>