Um pouco da história e caminho das lâmpadas, comparações entre os modelos: Incandescente, Fluorescente e LEDs (Light Emitting Diode ou Díodo Emissor de Luz).

Lampada Incandescente
Lâmpada Original de filamento em carbono-Thomas Edison – CC: Terren

Em 1802 Humpry Davy criou a primeira luz incandescente pela passagem de corrente através de um fino filamento de platina, não sendo o suficientemente brilhante ao ponto de ser um produto prático, mas foi precedente a muitos esforços ao longo seguintes 75 anos, até Thomas Edison criar a primeira lâmpada incandescente comercialmente prática em 1879.

Lampada Fluorescente
Lâmpada Fluorescente – CC : Christian Taube

Os primeiros modelos da lâmpada fluorescente são provenientes provavelmente do dispositivo por Heinrich Geissler que obteve em 1856 um brilho azulado de um gás selado em um tubo, excitado com uma indução da bobina.

Em 1894, D. Moore McFarlane Moore criou uma lâmpada de gás comercial com intuito de competir com a lâmpada incandescente de seu antigo patrão Thomas Edison. Os gases utilizados foram azoto e dióxido de carbono que emitem luz branca e rosa, respectivamente, e teve sucesso moderado.

Em 1901, Peter Cooper Hewitt apresentaram uma lâmpada com vapor de mercúrio, a luz emitida era um azul esverdeado, e portanto, imprópria para a maioria dos efeitos práticos. No entanto, foi muito próximo do design moderno. Esta luz tinha algumas aplicações no uso fotográfico, quando não havia preocupações com as cores, graças à sua eficiência muito maior do que as lâmpadas incandescentes.

Edmund Germer e seus colegas de trabalho propuseram em 1926 um aumento na pressão operacional dentro do tubo e o revestimento com pó fluorescente que converte luz ultravioleta emitidos através de um gás raro em uma luz branca mais uniforme. Germer é hoje reconhecido como o inventor da lâmpada fluorescente.

Mais tarde a General Electric comprou a patente da lâmpada fluorescente à Germer sob a direção de George Inman que trouxe uma ampla utilização comercial em 1938.

Lampada de LEDs
3D Lâmpadas com Leds – Via : Ledtronics

Estas Lâmpadas 3D (LEDs), substituem as lâmpadas incandescentes actuais, possuem vários modelos de encaixe (por exemplo, parafuso 26 mm, base Edison) e um design que maximiza a iluminação. Com um gasto de apenas 3,6 watts – 4,32 watts, os LEDs chegam até aos 11 anos de vida ou um funcionamento de até 50000 horas para os LEDs brancos.

Comparações:

Incandescente tempo útil
Incandescente 1000 horas
Halogéneo tempo útil
Alogenea 2500 horas
Fluorescente Normal tempo útil
Fluorescente Normal 12000 horas
Fluorescente Compacta tempo útil
Fluorescente Compacta 10000 horas
LEDs tempo útil
LED 50000 a 100000 horas
Fontes de Consulta:
Wikipedia
– Incandescent bulb,
Encyclopedia II – Fluorescent bulb, Ecocasa – Comparações

Tagged on:         

7 thoughts on “Lâmpadas

  • Pingback: O que você faz para ajudar o Planeta? | .:Inxinet:.

  • 5 de Julho de 2011 at 8:49
    Permalink

    Essas 3D vao baixar muito de preco. Com certeza!
    Aguarde para comprar, vai valer a pena.

    Nao haverao mais as lampadas incadescentes (so em lojas raras).
    Outra coisa, essas lampadas 3D ainda sao de decoracao, ou seja, ate 40Watts, equivalente a antiga lampada incadescente, no maximo (estamos em 2011, julho). Mas em breve virao as de iluminacao, que serao bem mais potentes em capacidade equivalente a antiga lampada (de 60, 100 e ate mais).

    Abracos!
    PS: Estou sem acentos, teclado tipo americano :(

    Reply
  • 24 de Maio de 2009 at 13:22
    Permalink

    Estas Lâmpadas 3D são incrível, tem um visual bem diferenciado. Vlw, parceiro.

    Reply
  • 20 de Janeiro de 2009 at 1:25
    Permalink

    Esta lampada 3d onde encontro para comprar ..

    Reply
    • 21 de Janeiro de 2009 at 21:59
      Permalink

      Olá,
      A seguir a lâmpada, eu deixei um link com referência ao site que a produz e vende, segue o link directo aqui.

      Abraço

      Reply
  • 5 de Setembro de 2008 at 21:53
    Permalink

    Oii.. estou fazendo uma pesquisa no meu blog e adoraria que você participasse.. vai ser muito importante a colaboração de todos os meus parceiros! Obrigada!

    Reply

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>