Inxinet Blog

Tinta Electrónica

Tinta Electrónica e Aplicações

Foto E-Ink
Via: Innovation Playground

A tinta electrónica é uma das recentes tecnologias deste século para substituir a forma tradicional de impressão. A tinta electrónica quando em integração com visor electrónico (ecrã) é capaz de transformar-se em caracteres e imagens, embora seja um conceito revolucionário, a tinta electrónica é uma fusão de química, física e electrónica, o que dá forma a este novo material.

Seiko E-Ink
Via: Seiko

Os principais componentes da tinta electrónica são minúsculas microcápsulas ou esferas compostas de partículas pigmentadas (ex. brancas e pretas) com cargas negativas, estas partículas estão suspensas em um líquido transparente, quando aplicado uma carga nestas partículas elas movimentam-se de modo que as partículas brancas ou pretas fiquem voltadas para cima.

Micro E-Ink
Crédito: Senarclens
Micro RGB E-Ink
Crédito: Gerald Senarclens de Grancy

Para formar um visor electrónico, a tinta tem de ser impressa sobre um película plástica como um circuito impresso. Estas microcápsulas são suspensas em um líquido “suporte” que permitem sua impressão utilizando os actuais processos de impressão e serigrafia, isso aplica-se  praticamente a qualquer superfície, inclusive vidro, tecido, plástico e até mesmo em papel.

Aplicações da Tinta Electrónica

Livros – A tinta electrónica em livros digitais permitirá aos leitores efectuar download de novos livros através da internet ou outros meios (livrarias e bibliotecas por exemplo).  O leitor poderá ler a história como se o mesmo fosse impresso através dos meios tradicionais, mas com algumas opções extras, através de uma memória localizada na base do livro, será possível escolher alguns dos títulos previamente seleccionados (outros livros).

Paper E-Ink
Via: Engadget

Esta tecnologia também irá revolucionar uma infinidade de aplicações como: jornais, revistas e dispositivos móveis.
No vídeo abaixo está uma demonstração da sua aplicação (inglês).

(Vídeo não mais disponível)

Curiosidade: A Esquire será a primeira revista a lançar sua capa com tinta electrónica na edição de Outubro leia mais… (notícia cibéria).

Fontes de consulta: Wikipedia , E-Ink
20/04/2019 - Revisão, retirado vídeo não mais disponível

Marcaos

Mais um viajante desta vida que adora aprender como autodidata, com formações profissionais e com as lições da vida, da mesma forma tento passar ou deixar um pouco do meu conhecimento. Algum conhecimento em diversas áreas tais como telecomunicações, programação, redes, hardware, eletrónica, mecânica e eletricidade automotiva, comidas veganas, e mais algumas coisinhas que acho importante para ter um "skill" de vida. _/\_ <3

This Post Has 4 Comments

  1. Será que um dia esses carros elétricos vao se tornar realidade e vao mesmo ser comercialmente viaveis em todos os lugares do mundo? Tomara que sim!

  2. Se essa moda pegar, espero que façam no formato de folhas de plástico (estilo aquela nota de 20 reais plastificada) para ler e ver vídeos… Cara, isso me lembra daquele desenho ‘The Jetsons’. Muito louco!!!

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close Menu