Nunca é demais divulgar e repetir vezes sem conta o quão essencial são os três R’s:

Tres Rs

  • Reduzir: diminuir a quantidade de lixo residual que produzimos é essencial. Os consumidores devem adoptar hábitos de adquirir produtos que sejam reutilizáveis, como exemplo: guardanapos de pano, sacos de pano para fazer suas compras diárias, embalagens reutilizáveis para armazenar alimentos ao invés dos descartáveis.
  • Reutilizar: utilizar várias vezes a mesma embalagem, com um pouco de imaginação e criatividade podemos aproveitar sobras de materiais para outras funcionalidades, exemplo: garrafas de plástico/vidro para armazenamento de líquidos e recipientes diversos para organizar  os materiais de escritório.
  • Reciclar: transformar o resíduo antes inútil em matérias-primas ou novos produtos, é um benefício tanto para o aspecto ambiental como energético.

Os bons hábitos começam em casa, é preciso apenas um na família ou comunidade para fazer a diferença , por mais que as pessoas não demonstrem interesse pelo que estás a fazer, estão a reparar e a aprender contigo, mais cedo ou mais tarde serão eles a passarem os teus hábitos, faça a diferença. Um exemplo que posso citar, foi o meu dia a dia com familiares e amigos, sei que “contagiei” alguns deles com meus hábitos de reciclagem. Comece por separar o lixo reciclável como: plástico, papel, vidro e metal, vais ver que depois estarás a fazer por hábito, custa alguns segundos da sua vida e dá muitos anos ao nosso meio ambiente.

As cores para a coleta selectiva de lixo ainda não são um padrão mundial(tanto quanto sei), mas são adoptadas por muitos países:

· Amarelo: metais e plásticos
· Azul: papel e cartão
· Verde: vidros

Curiosidades:

Contentor Amarelo (embalagens de plásticos ou Metais)

- Plástico reciclado economiza-se cerca de 70% de energia (desde a exploração da matéria-prima primária até o desenvolvimento do produto final);
- Alumínio, em uma tonelada gasta-se apenas 5% da energia necessária para produzir a mesma quantidade do que por via do processo primário;
- Alumínio, a energia economizada na reciclagem de uma única lata de alumínio é suficiente para manter a televisão ligada durante 3 horas;
- Alumínio, para cada 50 quilos de alumínio reciclado, evita-se que sejam extraídos do solo cerca de 5 toneladas de minério;
- Aço produzido a partir da sucata, a economia de energia chega a 70% do que se gasta com a produção do minério de origem.

Contentor Azul (papel ou cartão)

- Papel e Cartão, para cada tonelada de papel reciclado evita-se o abate cerca de 20 árvores, economiza-se 70% de energia eléctrica e polui o ar em 74% menos do que se fosse produzido a partir do corte de árvores;
- Cada 50 quilos de papel usado transformado em papel novo, evita que uma árvore seja cortada. (relativo ao tamanho da árvore/polpa produzida).

Obs.: detalhes sobre alguns cálculos utilizados aqui podem ser vistos neste artigo

Contentor Verde (vidros)

- Por cada tonelada de vidro reciclado poupa-se 1,2 toneladas de matérias-primas originais;
- Na reciclagem do vidro é possível poupar 50% menos de água;
- A energia poupada pela reciclagem de um frasco/garrafa de vidro(tamanho médio) pode manter acesa uma lâmpada de 100 watts cerca de 4 horas.

* Complemento para este artigo por Daniela (comentário abaixo):

Nos dias de hoje, os resíduos sólidos e urbanos produzem-se cada vez mais. Isto traz problemas ao meio ambiente e à nossa vida em sociedade. Hoje em dia, as lixeiras usam-se menos ( felizmente), tendo sido substituídas pela reciclagem e incineração. Este processo tem um aproveitamento energético, mas contrariamente produz muita poluição. A reciclagem constitui o primeiro dos três Rs porque faz a transformação de lixo em materiais úteis à vida quotidiana e porque facilita muito ao bem-estar das pessoas. Os caixotes do lixo, antes espalhados por todo o lado e agora já mais substituídos por ecopontos, exalavam um cheiro incomodativo e, por vezes, notável à distância. A reciclagem é importante porque é preciso aprendermos a cuidar de nós, do nosso futuro e dos dias de hoje. Infelizmente, ainda há muita gente que se limita a fazer o lixo e depositá-lo nos caixotes do lixo tradicionais, sem pensar nas consequências para o ambiente e para todo o sistema equilibrado que é a Terra. Algumas pessoas fazem-no apenas por preguiça, não pensando o quanto é fútil e egoísta não querer andar um pouco a pé ou fazer esforço para separar o lixo para o devido ecoponto mas prejudicar tudo o que nos rodeia.
Reciclar, devemos colocar os objectos nos ecopontos para serem novamente utilizados.
Reduzir, devemos diminuir a quantidade de objectos que utilizamos e utilizar aquelas que nos são mesmo indispensáveis.
Reutilizar é utilizar o máximo de vezes o mesmo objecto, por vezes dando-lhe outras finalidades.
Mesmo sabendo que está e prejudicar o ambiente, o homem continua a não valorizar os Três Rs.
Portugal ainda é um dos Países da União Europeia que menos realiza o processo da reciclagem, mas, felizmente para todos nós, isso tem vindo a melhorar consideravelmente. Dados da SPV (Sociedade Ponto Verde) indicam que a reciclagem tem sofrido um aumento de ano para ano.
Para ajudar o ambiente:
-as indústrias deveriam optar pelo fabrico de embalagens mais leves;
-devemos reduzir a produção de lixo;
-evitar desperdícios desnecessários.

Por isso, já sabes, reduzir; reutilizar e reciclar ajudam a melhorar a tua vida.

Fontes:
- Artigo: experiência pessoal obtida em diversos fóruns e palestras
- Curiosidades: scielo, wikipedia

*Actualizado: 11/01/2012.

Por um Meio Ambiente melhor ecoblog 80x15

Tagged on:         

56 thoughts on “Três R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

  • 19 de Setembro de 2013 at 22:17
    Permalink

    Adorei. Sabe, é muito bom saber que ainda existem pessoas que se preocupam com o meio ambiente nessa sociedade conturbada. Parabéns!!

    Reply
  • 5 de Janeiro de 2013 at 13:24
    Permalink

    Adoro quando vejo estas publicações sobre o meio ambiente.´Pena que ás pessoas na sua maioria tah pouco se “lixando” prá o que a natureza tah sofrendo. Jogam lixos de todas ás espécies das ruas, praças, avenidas, rios, mar e depois qdo a natureza reage aparecem na tv chorando “Buá, buá, buá, perdí tudoooooooooo” lógico, se a primeira coisa que perdeu foi a vergonha na cara e o respeito pela natureza. Usem os três R’s da Sustentatibilidade: REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR” e veja. A mãee natureza agradece

    Reply
  • 17 de Outubro de 2012 at 20:02
    Permalink

    Os 3 Rs devem esta sempre presente em nosso dia a dia.. REDUZA, REUTILIZE E RECICLE , é fundamental…

    Reply
  • 3 de Agosto de 2012 at 1:18
    Permalink

    Muito bom isso nós que somos alunos temos que aprender mais e mais sobre as questao a dita muito bom mesmo ajuldol muito !

    atenciosamente : Jackson Júnior

    Reply
  • 1 de Agosto de 2012 at 22:53
    Permalink

    legal os 3 r’r se todo mundo colaborase o ambiente não acabaria

    Reply
  • 23 de Julho de 2012 at 21:36
    Permalink

    Sempre senti vontade mudar o mundo pra melhor esse mundo esta sem direção

    Reply

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>