Um Blogue para Si

O Impacto Causado pelo Ser Humano ao Meio Ambiente

De forma natural o Meio Ambiente está em constante mudança, existem ciclos do próprio planeta que causam essas alterações climáticas e consequentemente no meio ambiente, contudo estes ciclos têm acelerado pelas ações de muitos seres humanos, uma das causas e talvez a solução está em como damos, recebemos nossa educação e formação, “somos um pouco daquilo que nos rodeia” ou “diz me com quem andas e eu te direi quem és”, são frases bem conhecidas e que diz muito sobre o nosso desenvolvimento, nós como humanos evoluímos muito depressa, absorvendo assim muita informação e experiências vindas ao nosso redor, por consequência se tentarmos aprender como podemos viver em harmonia com o meio ambiente, muito provavelmente acabamos por passar esta experiência a nossa volta.

Deixo a seguir um parágrafo retirado da Wikipédia sobre os impactos humanos no meio ambiente.

“Impactos humanos no meio ambiente ou impacto antropogênico no meio ambiente inclui mudanças em ambientes e ecossistemas biofísicos, biodiversidade e recursos naturais causados direta ou indiretamente por humanos, incluindo aquecimento global, degradação ambiental (como acidificação dos oceanos), extinção em massa e perda de biodiversidade, crise ecológica e colapso ecológico. Modificar o meio ambiente para atender às necessidades da sociedade está causando efeitos graves, que se agravam à medida que o problema da superpopulação humana continua. Algumas atividades humanas que causam danos (direta ou indiretamente) ao meio ambiente em escala global incluem crescimento populacional, consumo excessivo, exploração excessiva, poluição e desmatamento, para citar apenas alguns dos problemas, incluindo o aquecimento global e a perda da biodiversidade, representam um risco existencial para a raça humana, e a superpopulação humana está fortemente relacionada a esses problemas.”

Acredito que uma parte da população saiba como deve agir em relação as nossas atitudes para com o planeta, mas será que o fazem?, será que têm tempo para tal?, as contas! Despesas! Precisamos crescer, aproveitar a vida, precisamos trabalhar! Isso tudo e mais alguma coisa deixa-nos parar para pensar em tal responsabilidade para com o planeta, para a vida que o habita, para nós mesmos? O que acontece agora? e o que acontecerá amanhã?! Será que nos preocupamos? Muitas perguntas, não é?! Pensar também dá trabalho, mas será que gostamos de viver as consequências dos nossos pequenos atos quando tudo está um caos?, e não falei sobre o ciclo natural que acontece na natureza, porque se não piorássemos este ciclo, poderíamos dedicar o tempo que perdemos em resolver os desastres ocorridos, para tentar encontrar soluções enquanto família humana para evitar ou ao menos amenizar o que já ocorre naturalmente.

Vou deixar aqui é um pouco do conhecimento que adquiri ao longo dos anos com muita pesquisa e estudo sobre o assunto, as soluções podem passar por várias vertentes, a principal é a educação que podemos dar a próxima geração, infelizmente neste ponto precisamos numa maioria nos reeducar antes de ensinar, escolher quem e o que iremos ter próximo a nós para o nosso crescimento, o trabalho que iremos efetuar durante nosso percurso, ser minimalistas nos consumos e conscientes no que escolhemos para consumir, no lixo que produzimos e que fim damos a esse lixo. Temos muito para falar sobre o que devemos fazer, como disse no início do artigo, acredito que cada um de nós saiba o que deve fazer, se tem interesse em algumas dicas, tenho um artigo antigo sobre como podemos ajudar o planeta , pretendo escrever um mais atualizado.

Se chegou até este ponto do artigo, é porque tem algum conhecimento do assunto, se tiver é importante ter paciência para explicar o que sabe ao próximo ou de saber ouvir e tirar aquilo que é bom e que nos constrói de forma positiva, e quando conseguirmos atingir um conhecimento de como devemos agir de forma a reduzir o impacto humano no meio ambiente precisamos começar a passar a palavras e atitudes conscientes a frente, de forma a influenciar nossos filhos, familiares, amigos e todos que nos rodeiam.

Eu em particular amo viver, amo a vida a nossa volta, logo tento fazer meu melhor para reduzir este impacto, já errei muito por agir de modo programado ou automático, tenho aprendido imenso e passado este conhecimento adiante, pois se eu tivesse sido influenciado por boas maneiras para agir de forma consciente para com o planeta, muito provavelmente agiria desta forma no modo “automático” que geralmente é aquilo que fazemos sem pensar.

Obrigado pela leitura.

Créditos:

Gostou do Conteúdo? Compartilhe!!!

Artigos Relacionados

Publicidade

Histórico

Arquivo

Gostou! Quer Ajudar?!