Um Blogue para Si

Como a Tecnologia Ajuda o Meio Ambiente

Como a Tecnologia Ajuda o Meio Ambiente Proteção

Com a nossa evolução temos prejudicado imenso o meio ambiente!, saiba como a tecnologia ajuda o meio ambiente.

Em uma época em que as mudanças climáticas, a superpopulação e a diminuição dos recursos são o principal tópico de discussão, visões de um futuro mais limpo auxiliado pela inovação ambiental nos dão esperança de que possamos ter uma ligação mais amigável com o nosso meio ambiente.

O avanço tecnológico tem revolucionado nossas vidas. À medida que a tecnologia se torna cada vez mais avançada e seus efeitos adversos em nosso planeta são corrigidos ao mesmo tempo em que seu potencial de impacto positivo aumenta. Hoje, uma vasta gama de serviços e comunicações estão a apenas um clique de distância.

Com a evolução da tecnologia, a necessidade de diversos recursos para apoiá-la também aumentou. Nossas vidas são muito influenciadas pelo progresso tecnológico de várias maneiras diferentes, de modo que se tornou difícil descrever algumas das áreas altamente impactadas devido a ele.

Tópicos do Artigo: Como a Tecnologia Ajuda o Meio Ambiente

  1. Consumo de Papel e a Tecnlogia Digital
  2. Consumo de Eletricidade
  3. Meios de Produção de Energia mais Limpa e Eficiente
  4. Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina
  5. Plásticos Derivados de Plantas
  6. Economia Partilhada
  7. Monitoramento do Meio Ambiente
  8. Reciclar é Reduzir o Desperdício e a Poluição

1 – Consumo de Papel e a Tecnologia Digital

Como a Tecnologia Ajuda o Meio Ambiente - Midias Digital

O uso dos meios digitais de comunicação vem reduzindo progressivamente a necessidade do uso de papel. Com o crescente uso da comunicação eletrónica, escritórios sem papel tornaram-se comuns no setor comercial.

Além do setor comercial, os meios digitais estão cada vez mais acessíveis e utilizados no cotidiano de todos nós, como exemplos podemos citar a leitura de livros, documentos, fotos em formatos digitais, inclusive guardá-los na nuvem.

Atualmente temos uma infinidade de equipamentos disponíveis em todas as formas e preços cada vez mais acessíveis a todos, só precisamos de forma consciente saber escolher pensando no seu uso, reuso e também em seu destino no final de vida útil.

Com o uso da tecnologia podemos reduzir a necessidade de papel, diminuindo o desmatamento e a extração de madeira.

2 – Consumo de Eletricidade e o Meio Ambiente

Desde que começamos a usar eletricidade para abastecer nossas tecnologias e a necessidade por equipamentos que nos auxiliam, nossos aparelhos elétricos também evoluem tornando-se cada vez mais eficientes.

Podemos citar muitos exemplos em como a tecnologia ajuda o meio ambiente no nosso uso cotidiano:

Com o avanço tecnológico estes equipamentos vão evoluindo e com isso reduzindo seu consumo, aumentando seu tempo de vida e a forma de como reaproveitar seus materiais com a sua reciclagem.

3 – Meios de Produção de Energia mais Limpa e Eficiente

Como a Tecnologia Ajuda o Planeta - Meios de Produção de Energia Limpa

A produção de energia renovável nos permite depender menos de combustíveis fósseis e outros tipos de poluentes. Os avanços tecnológicos em sistemas de energia limpa são um dos maiores motivos pelos quais eles se tornaram uma opção mais eficiente e economicamente viável para pessoas físicas e jurídicas. Por exemplo, a produção de energia solar é agora 73% mais barata do que era em 2006.

Outros recursos renováveis também estão sendo desenvolvidos por meio da tecnologia. Desenvolvimentos massivos em energia eólica e hídrica foram feitos, permitindo-nos obter energia em todos os tipos de climas e localizações geográficas. No futuro, a energia das marés e das ondas podem mudar o jogo e abastecer cidades inteiras com pouco custo ou esforço.

Outro processo importante de citar é o de fusão nuclear que é um tipo de energia nuclear diferente do processo de fissão nuclear que é usado desde 1950 nos reatores de energia atômica. Na fusão a energia é gerada a partir da união de átomos, enquanto na fissão a energia é gerada pela divisão de átomos, sendo um processo que não gera o lixo radioativo como os produzidos pelos reatores de fissão.

4 – Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina

Inteligência Artificial (IA ou AI em inglês) e Aprendizagem de Máquina (AM ou ML em inglês) estão se tornando uma parte importante no mundo de hoje e é outra grande forma de ver como a tecnologia ajuda o meio ambiente, sua influência só aumentará nos próximos anos.

Essa tecnologia em prol do meio ambiente funciona usando “bots” ou “trabalhadores digitais” que podem ser programados para realizar uma infinidade de tarefas e continuar aprendendo e avançando ao longo do tempo.

Os bots de IA podem ser programados para rastrear a quantidade e o tipo de poluição no ar, na terra ou na água. Isso permite que os cientistas descubram de onde vem a poluição e onde ela está concentrada. Com essa tecnologia é também muito útil para monitorar empresas que podem estar despejando ilegalmente seus resíduos em cursos de água ou em qualquer parte do meio ambiente e em caso afirmativo, levar os infratores à justiça.

Além de monitorar a poluição, a IA também pode aprimorar diversos outros dispositivos “inteligentes” tais como aparelhos domésticos normais, termostatos, iluminação e televisores, usando os bots para detectar quando estão sendo usados e como otimizar a quantidade de energia que usam. A instalação generalizada desses dispositivos pode ajudar a reduzir as contas de energia para famílias e empresas, além de reduzir a pegada de carbono da humanidade.

5 – Plásticos Derivados de Plantas

Plásticos de origem química e de único uso acabam por ser um grande flagelo ao meio ambiente. Por mais que queiramos, é difícil parar de usar completamente o plástico, ele está praticamente em todos os objetos que utilizamos em nosso cotidiano.

Por mais que tenhamos incentivo, apoios de instituições e iniciativas de pessoas na educação para reduzir o uso de plástico, não é o suficiente para pararmos o seu uso, então necessitamos de alguma alternativa para o substituir. O plástico à base de plantas pode ser uma das inovações para proteger o meio ambiente, especialmente se puder substituir a maioria dos plásticos usados hoje.

Existem várias empresas ao redor do mundo desenvolvendo e comercializando alguns produtos à base de bioplásticos, um exemplo é a uma empresa na Indonésia Avani Eco que fabrica bioplástico a partir da fécula de mandioca.

Tenha sempre atenção se os plásticos que você está a adquirir são biodegradáveis, portanto, você precisa conhecer o ciclo de vida de todos os plásticos que compra, tenha atenção em suas etiquetas ou rótulos.

6 – Economia Partilhada

Como a Tecnolotia Ajuda o Meio Ambiente - Tecnologia Partilhada

Algumas tecnologias novas acompanhadas de novas tendências demonstram claramente como a tecnologia ajuda o meio ambiente tornando muito mais fácil compartilhar recursos e assim conservar o mesmo. A Uber, a Bolt que fornece diversos serviços como o aluguel compartilhado de bicicletas e trotinetes elétricas, e mais uma série de outras empresas tornaram possível chegar facilmente a destinos sem possuir um carro.

O Uber, Bolt e outros aplicativos mudaram a maneira como compramos, compartilhamos e viajamos. A Netflix, Amazon Prime, Spotify e outros serviços de streaming eliminaram a necessidade de CDs, DVDs, o que significa menos lixo sendo descartado.

7 – Monitoramento do Meio Ambiente

Inovações tecnológicas na área de monitoramento também estão sendo usadas para garantir que todas as leis e regulamentos ambientais sejam seguidos.

Em áreas restritas ou protegidas, os governos usam drones para manter seguro os locais, que também podem rastrear essas áreas em busca de desastres naturais. Eles podem funcionar como câmeras de segurança cobrindo distâncias maiores para controlar a caça ilegal ou o desmatamento.

Podemos ver a tecnologia em dispositivos e sensores que agora são usados para monitorar a qualidade do ar. Esses dispositivos e sensores de monitoramento podem ser implementados de várias maneiras, por exemplo, adicionando sensores à infraestrutura existente ou em uma fonte móvel como um carro ou uma bicicleta, etc. Esses sensores podem ser conectados com dispositivos móveis para monitorar o nível de exposição e desta forma emitindo um alerta às autoridades locais.

Existem também testes de simulação no meio ambiente para garantir que diferentes produtos e serviços cumpram todas as normas ambientais antes de chegarem ao mercado. Com esses testes, engenheiros e projetistas são responsáveis em atualizar constantemente seus produtos para atender às normas de qualidade em prol do meio ambiente.

8 – Reciclar é Reduzir o Desperdício e a Poluição

Como a Tecnolotia Ajuda o Meio Ambiente - Reciclar

A reciclagem é boa maneira de vermos como a tecnologia ajuda o meio ambiente, à medida que a tecnologia de reciclagem se desenvolve, podemos reciclar e reutilizar mais efetivamente nossos resíduos, de um certo modo, estamos usando produtos velhos e descartáveis que não servem para nada, convertendo-os para matérias primas que serão utilizados na produção de novos componentes, economizando recursos e enviando menos lixo para os aterros, isso ajuda a reduzir a poluição do ar, da água e da terra.

A cada dia que passa, a população aumenta e com isso também a quantidade de resíduos produzidos e descartados. Quanto maior a produção de resíduos, maior é a quantidade de espaço necessária para despejar esses resíduos. Agora, deve-se lembrar que o espaço disponível na Terra é muito limitado, e obviamente cabe a nós usá-lo criteriosamente.

No futuro, os humanos poderão criar um sistema 100% fechado, assim reciclando a maioria dos materiais que usamos. Este seria um dos avanços mais significativos para o planeta.

Conclusão

Com o aumento dos diferentes tipos de tecnologia, são vários os impactos ambientais negativos e positivos da mesma no planeta. Com a melhora e aperfeiçoamento da tecnologia moderna e da globalização, houve um aumento na taxa de consumo de energia, isso levou a um impacto devastador na qualidade do ar e no clima do planeta, no entanto, sem inovação e tecnologia, não poderíamos ter desenvolvido sistemas aprimorados de gerenciamento de energia ou construir produtos ecologicamente mais corretos.

É necessário que as pessoas se consciencializem com atenção no que adquirem e consomem, tendo assim medidas progressivas para reduzir a extensão dos danos tecnológicos ao meio ambiente. Também é necessário descobrir meios para gerir efetivamente a nova tecnologia para que ela continue a ter uma influência ecologicamente favorável.

Neste artigo foi abordado o lado positivo da tecnologia, cabe para um outro artigo descrever os lados negativos.

Para você, qual a melhor tecnologia e como a tecnologia ajuda o meio ambiente?

Fontes do Artigo:
Lâmpadas de LED
Fusão Nuclear
Economia Partilhada

Gostou do Conteúdo? Compartilhe!!!

Artigos Relacionados

Publicidade

Histórico

Arquivo

Gostou! Quer Ajudar?!